Pages

sábado, 23 de outubro de 2010

Lenda Árabe



O Poder das Palavras
“Diz uma velha lenda árabe que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para interpretar o sonho.
– Que desgraça, Senhor!, disse o adivinho. Cada dente representa a perda de um parente de Sua Majestade.
– Mas que insolente!, gritou o sultão enfurecido. Como se atreve a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Depois de ordenar que punissem o miserável com 100 açoites, pediu a presença de outro adivinho e lhe contou o sonho. Este após ouvir o sultão com atenção, prognosticou:
- Excelso senhor, grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se e entregou 100 moedas ao advinho.
Quando este já saía, um cortesão, admirado o abordou.
- Não é possível! Não posso acreditar. A interpretação que fizeste foi a mesma do teu colega. Por que a ele pagou com açoites e a ti com moedas de ouro?
- Lembra-te, amigo, ponderou o adivinho. Tudo depende da maneira de dizer. Um dos grandes desafios do homem é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a guerra ou a paz, a felicidade ou a desgraça. Que a verdade deve ser dita em qualquer circunstância, não resta dúvida. Mas a forma como é pronunciada, tem causado, às vezes, graves problemas.
A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançamos no rosto de alguém, pode ferir, provocando dor e revolta. Mas, se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente é aceita com alegria. A embalagem, no caso é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos. Sempre será sábio de nossa parte se, antes de expressarmos a terceiros o que julgamos ser uma verdade, repeti-la para nós mesmos diante do espelho. E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento.
Importante é ter sempre em mente que o que fará a diferença é a maneira como falamos com nossos semelhantes.

2 comentários:

Unknown disse...

Perfeito.

Aninha disse...

Olá, Ana! Desculpe a demora para te responder, claro que pode seguir meu blog. É minha própria novela mexicana, escrevo muito do que acontece comigo, mas vou tentar dar uma diversificada! Adorei seu blog, vou começar seguir! Beijos.