Pages

domingo, 30 de maio de 2010

TÉDIO - Biquini Cavadão


TÉDIO – Biquini Cavadão

Tédio - Aborrecimento, enfado, fastio. (Mini dicionário Luft)

Biquini Cavadão - grupo que fez sucesso nos anos 80 e que com a letra desta música mostra que o tédio pode ser muito mais do que apenas um pequeno aborrecimento ou enfado.

“Sabe esses dias em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama, preferia estar na cama...
... Se tudo piorar, não sei do que sou capaz
Sentado no meu quarto
O tempo voa
Lá fora a vida passa
E eu aqui a toa
Eu já tentei de tudo
Mas não tenho remédio
Pra livrar-me deste tédio...
...O que corrói é o tédio
Um dia, eu fico sério
Me atiro deste prédio.”


Tédio... Interessante, eu nunca havia pensado em tédio como algo que pudesse levar alguém ao suicídio. Acredito que seja porque temos o costume de fragmentar tudo em nossas vidas e acabamos nos esquecendo de que tudo, absolutamente tudo, está intimamente conectado . Daí percebo que o tédio pode ser apenas um sentimento de um domingo preguiçoso ou pode sim, ser indício de uma depressão.

“A dor da depressão, que é uma dor da alma, por vezes chega a ser tão grande que a pessoa prefere ter uma doença orgânica de difícil cura, como por exemplo um câncer, a ter depressão.” (Dra Norma Alves de Oliveira em seu livro)

E, embora este seja um tipo de suicídio lento, outros optam pelo suicídio rápido, e quando alguém se suicida, seja pulando de um prédio ou tomando veneno, buscamos as razões num passado bem próximo; uma separação por exemplo, e nunca nos lembramos que tantas outras pessoas passam pela mesma experiência e sobrevivem.
Permanecemos tão ocupados com nossos problemas que não conseguimos captar as mudanças de comportamento ou de humor alheios ou, se percebemos apenas consideramos estas pessoas inconstantes ou acreditamos que algum outro alguém poderá ajudar...... O fato é que lá no íntimo o suicida já tinha essa tendência dentro de si, herdada de outra vida ou adquirida de experiências repetitivas da atual e, que aquela tristeza apenas foi a gota d’água. Pois bem, quando perceber que alguém de quem você goste anda meio entediado comece a prestar atenção e, se esse tédio permanecer por muito tempo, procure ajudar, assim além de estar devolvendo a alegria de viver a alguém, você pode estar evitando uma dor muito maior no futuro, como por exemplo, a dor da culpa de não ter feito nada.

PS: e pensar que quando escrevi isso, jamais poderia imaginar que aconteceria na minha família.

2 comentários:

Dani disse...

Muitas vezes, mais perto do que a gente imagina.
Adorei a foto das meninas com a Mica ali embaixo :D

Dani

Unknown disse...

Não percebeu pq nunca imaginaria que ele fosse capaz de cometer um ato contra si. Não acredito Ana, que o suicídio tenha sido opção, mas uma fraqueza da alma. bjs