Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

Contagem regressiva



A primeira vez que me lembro ter ouvido falar em contagem regressiva foi em 1969, quando a NASA fez a contagem - NINE, EIGHT, SEVEN, SIX, FIVE, FOUR, THREE, TWO, ONE... para lançar a Apolo 11, 12 ou 13, isso não lembro - mas sei que foi um acontecimento mundial - Não entendia muito bem o que significava o homem ir à lua, mas sabia que sempre que houvesse algo importante, haveria a contagem regressiva.

Passagem de ano velho pra ano novo tem contagem regressiva, sem dúvida é um acontecimento. O que mais tem contagem regressiva?

Viajar teM contagem regressiva para quem vai, voltar de viagem tem contagem pra quem fica esperando o retorno...

E hoje estou aqui, quase terminando a contagem regressiva para ir novamente a São Paulo ( ... TRÊS, DOIS, UM ). Ir à Sampa é sempre um acontecimento importante na minha vida, não porque estarei na maior cidade do Brasil, mas por estar novamente no meio dos meus.
Esta vai ser uma ida bem diferente, a primeira em que vou passar vários dias sem minhas filhas e sem ser por motivo de doença de alguém, também é a primeira sem o Dan e estando separada. Vou de férias, vou fazer só o que quero, sem pressa, sem preocupação. Mas vou também resolver algumas coisas que vão mudar totalmente a minha vida mais uma vez e para melhor, com certeza.

Saibam todos que sim, contagem regressiva, seja da NASA ou simplesmente minha é sempre algo que marca coisas importantes, pena que hoje em dia, coisas tão significativas como era ir à lua já não causem mais tanto impacto quanto um show do Aviões do Forró para a maioria das pessoas. Sinal dos tempos... PENA



APOLLO 11 - Acabei me interessando e resolvi postar essa versão da história.
beijos

Flórida, julho de 1969. A tranquila manhã é agitada por uma enorme explosão.

O barulho, tão forte quanto 200 toneladas de explosivos marca o início de um dos maiores feitos da história: a primeira missão a lua.

Todos acreditam conhecer a história do sucesso da missão da Apollo 11, mas por tras desta lenda, a uma história bem diferente. O fato não revelado da missão quase ter sido uma tragédia.

Agora, quase 40 anos depois, os homens daquela famosa aventura revelam o que realmente aconteceu na viagem a Lua.

Vamos saber como o módulo lunar perdeu contato com a Terra e quase ficou sem combustível seguindo para uma cratera cheia de rochas.

Como os astronautas avistaram um OVNI no espaço, um evento nunca antes explicado.

Vamos mostrar como a corajosa tripulação vôou numa nave com uma potência de computador equivalente a um relógio digital moderno.

E vamos revelar como a tripulação só conseguiu retornar viva graças a uma caneta esferográfica.

Este é o relato em primeira mão dos homens que estiveram lá, a história não revelada da Apollo 11 a Lua!

Como obter este vídeo
- O homem foi pela primeira vez a lua em 16/07/1969. Foram 3 os astronautas: Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Mike Colins (este não pisou na lua). Foi um foguete Saturno V que levou o homem a Lua.

- Os problemas começan cedo. O foguete Saturno V estava com um vazamento de combustível (hidrogênio). O problema foi corrigido poucos minutos antes do lançamento.

- Depois de 3 dias, um evento os pertubou. Buzz conta que viu um clarão dentro da nave e os outros também viram. A NASA concluiu que era partículas Z. Um OVNI também é visto.

- Quando se aproximaram da alunizagem, a situação era muito difícil. Concentração total. A águia, ou módulo lunar, era muito frágil, seu revestimento principalmente, para evitar ficar pesado. Outro problema ocorreu com os veículos de testes. Buzz, que era o condutor, teve problemas e se ejetou do veículo de teste e sobreviveu a uma grande explosão.

- A tragetória de pouso estava errada. O módulo de controle em Houston perdeu contato com a tripulação e por pouco a missão não é abortada.

- O módulo lunar inicia a descida para a superfície da lua. Um radar de aterizagem calculava distância e velocidade. Mas ligar este radar iniciou uma série catastrófica de eventos. O computador a bordo sofreu uma pane. Ele entrou em sobrecarga e exibia um código ao invés de dados. Ninguém sabia o que o código significava... somente um homem no centro de controle sabia. Ele disse que se o alarme não soasse novamente a missão poderia continuar. O combustível também estava acabando e quando chegou no chão, o águia tinha somente mais 15 segundos de combustível.

- Os astronautas não conseguiam abrir a escotilha na hora de descer para finalmente pousar na Lua. A culpa era da pressão. Finalmente conseguem e Neil diz a sua famosa frase: "um pequeno passo de um homem e um grande passo para a humanidade". Aldrin depois de 15 minutos desce também.

- Porque Aldrin ficou pulando quem nem doido na Lua? Era queria ver como era a locomoção. Enquanto ele caminhava o presidente Richard Nixon ligou para ele e seu companheiro.

- A parte mais arriscada da missão chega. Ela envolve o módulo Lunar. O motor de subída poderia não funcionar e os astronautas poderiam ficar perdido no espaço. O presidente ficou tão preocupado que preparou um discurso para o caso de isto ocorrer.

- Buzz ao voltar para o módulo vê que ao descer quebraram um interruptor de circuito e ele o vê ao subir. Ele precisaria encaixar a peça de onde ela caiu para ligar a alavanca para ligar o motor e voltar para o foguete e para a casa. Eles conseguiram encaixar a peça com uma caneta! Conseguiram.

- Agora eles teriam de se encontrar com a nave controladora logo acima.

- 8 dias depois eles se aproximaram da Terra e se prepararam para a reentrada, que é sempre perigosa. O calor intenso causou um blecaute e interrompeu a comunicação de Houston com a Nave durante 4 minutos.

- Nos mares do hawai um navio com o presidente aguarda os astronautas. A 4.300 metros os paraquedas se abrem e contra todas as espectativas eles voltaram para casa.

É com certeza uma história emocionante!

Hoje, qualquer plano de enviar o homem a lua é barrado, pois é muito arriscado.

* Veja vídeos incríveis.
* Buzz Aldrin dá vários depoimentos durante o documentário!
* Vários controladores de vôo e investigadores também dão depoimentos.

Documentários Relacionados:
Lua
Apolo 11 - A Verdadeira História
95 Mundos E Muito Mais
Lua
A Verdade Sobre a Conquista Lunar
Depois da Lua - O fracasso não é uma opção
E se a lua não existisse?
Influência Lunar
A Lua
Gemini - O Grande Desafio
Apollo - Aterrissagem Lunar
Luas Misteriosas
Detalhes do Documentário
Duração: 47 min.
Idioma: Dublado em Português
Qualidade: Ótimo
Produzido:
Apresentador:
Visualizações: 12423
Código: 245

Horários na TV
Este documentário não é exibido atualmente na TV.

Um comentário:

Unknown disse...

Ahn... 13 dias pro meu niver! haha

ps: preguiça de ler esse treco todo do apolo 11. depois leio.